CONHEÇA A ASPAN SABARÁ

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Uma história de mimetismo


Os registros do convívio harmônico entre homens e cães datam de aproximadamente 14 mil anos. Quando sequer resquícios de civilizações existiam, homens e cães já habitavam as cavernas e mutuamente apoiavam-se na busca por alimento e pela manutenção da segurança de seu habitáculo. Juntos eles formavam uma família, juntos eles venciam as dificuldades cotidianas.

Passados tantos sóis e tantas luas, tendo ficado para trás a caverna e tomado seu lugar os belíssimos apartamentos urbanos, os dois, homens e cães, continuam par e passo. Na longa história da humanidade eles reafirmaram os mais profundos elos de amizade. Seres tão diferentes, mas com uma história única.

Mas seriam eles tão diferentes assim? Ao observar um cão e seu dono é possível notar ali certo mimetismo: cães baixotes e lentos como seus líderes; cães agitados e barulhentos repetindo o padrão da sua família; cães carentes ou pidões como aquele que os abriga; cães simpáticos e sociáveis como seus pais adotivos; cães que pensam ser gente exatamente como seus donos os nomeiam.

Esse mimetismo escancarado não engana. Cristalinamente ele profetiza: o cão que você receber em sua casa e chamar de seu lhe acompanhará, lhe respeitará e marchará ao seu lado como seu melhor amigo. Ele lhe admirará tanto, que absorverá suas características no mais puro espelhamento.

Se você ainda não tem um cão, aproveite para selar a melhor amizade da sua vida. Venha até a Aspan Sabará e adote um de nossos peludos carentes. 

A foto abaixo, como a maioria das fotos postadas no blog, foi feita por Ana Paula Aguiar na Aspan Sabará. 

Um comentário:

  1. Lindo o texto, linda a foto! Vocës tëm que dar um jeito de divulgar mais este blog.....

    ResponderExcluir